Mel-Mel

Curiosidade: Você sabe como é feito o mel?

Mel-Mel

Você já deve ter parado para se perguntar: Como será que é feito o mel? Pois então aí vai a resposta!

As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase.

O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose – tipo de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose. A glicose oxidase, por sua vez, transforma uma pequena quantidade de glicose em ácido glicônico, que torna o mel ácido, protegendo-o de bactérias que o fariam fermentar. Agitando as asas para secar a água, presente em grande quantidade no néctar, as abelhas desidratam o mel, matando outros microorganismos.

Inseto alquimista – Abelhas alteram a química do açúcar retirado das flores

1. A fabricação do mel começa com a coleta do néctar nas flores. Ele é guardado em uma bolsa no corpo da abelha e levado para a colméia

2. Glândulas localizadas na cabeça das abelhas secretam duas enzimas que reagem com o açúcar do néctar

3. Uma enzima, chamada invertase, transforma o néctar em glicose e frutose. A outra, glicose oxidase, lhe confere acidez, impedindo sua fermentação

4. Batendo as asas, a abelha seca o excesso de água presente no néctar

2425637154_eb8c575e69_o

Mas… e você sabe quais os benefícios que o mel proporciona para a sua saúde?

Os benefícios do mel envolvem o fortalecimentos do sistema imune, auxiliar no processo de digestão e também atuar no funcionamento do intestino porque tem enzimas que estimulam os movimentos intestinais.

O mel é o único alimento doce que contém proteínas e sais minerais, como potássio e magnésio, que são importantes para a saúde. O mel é um alimento considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, bactericida, diurético, digestivo, expectorante e calmante.

mel engorda porque é doce e tem quase as mesmas calorias do açúcar branco. Uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 60 calorias e a mesma medida de mel apresenta 55 calorias, por isso, se for consumido em grandes quantidades o mel engorda e não deve ser consumido por diabéticos.

Informação nutricional do mel

100 g de mel 1 colher de chá de mel
Calorias (kcal) 309 9,27
Proteínas g) 0,5 0,015
Carboidratos (g) 78 2,34
Gordura (g) 0 0
Sódio (mg) 12 0,36
Potássio (mg) 51 1,53
Fósforo (mg) 10 0,3

​Benefícios do mel para pele

Os benefícios do mel para a pele são tornar a pele mais macia, uniforme e sem manchas. Para ter esses benefícios é importante passar o mel cristalizado duas vezes por semana na pele, massagear bem e deixar por 10 minutos, para depois lavar com água morna.

Benefícios do mel para a saúde

Os benefícios do mel para a saúde envolve especialmente melhorar resistência do organismo á gripes e resfriados, por exemplo, porque o mel combate os micróbios e é anti-séptico. Assim, o mel é indicado para:

  • Prisão de ventre – pois ajuda o intestino a se movimentar
  • Má-digestão e úlceras gástricas – porque tem enzimas que facilitam a digestão
  • Bronquite, asma e dor de garganta – pelas suas características antibióticas e anti-sépticas​

É importante também saber que o mel não é apropriado para crianças de menos de 3 anos de idade por causa do perigo de botulismo causado por contaminação, nem aconselhado para diabéticos, devido ao alto teor em carboidratos, como sacarose.

Os benefícios do mel com própolis são, geralmente, o alívio dos sintomas de faringite, amigdalite, gripe e resfriado. O própolis é utilizado pelos humanos como antibacteriano, antifúngico, antiviral, estimulador do sistema imunitário, cicatrizante e regenerador de tecidos.

Os benefícios do mel com canela são auxiliar na digestão combatendo a má-digestão, que pode ocorrer após uma refeição rica em gorduras. Assim, após uma refeição exagerada, pode-se fazer um chá e adicionar um colher de chá de mel com canela para facilitar a digestão.

Os benefícios do mel com limão são prevenir o aparecimento de gripes e resfriados pois o limão tem vitamina C que fortalece o sistema imunológico.

Os benefícios do mel para o cabelo não estão comprovados porém as pessoas o usam geralmente para hidratar e dar brilho ao cabelo utilizando o mel diretamente no cabelo.

 

Gostou, clica em curtir aí embaixo e compartilha! 😉

(Essa notícia foi vista 286 vezes, 1 visitas hoje)

Comentários